Olááá, geeks!
Como vão todos?
O post de hoje não é para os fracos! É sobre um jogo considerado impossível de ser finalizado e, até onde pudemos apurar, realmente não foi zerado por ninguém desde sua criação.
Quem aqui se desafia a conhecer "DO NOT BELIEVE HIS LIES"?
Vamos começar do começo.
Do Not Believe His Lies ("Não acredite nas mentiras dele") é um puzzle game lançado em julho de 2014 e idealizado pelo polonês Lukasz Matablewski, que atualmente é desenvolvedor de aplicativos para celulares iOS, mas que já foi administrador de sistemas e também especialista de TI. Fazendo uma busca, você consegue encontrar vários aplicativos para celular criado por Lukasz, cerca de 50.
O jogo foi disponibilizado inicialmente apenas para dispositivos iOS, mas com o crescimento do interesse e pedidos do público, acabou sendo inserido também na Play Store do sistema Android.
Trata-se de um jogo onde o objetivo é desvendar uma série de mensagens e quebra-cabeças criptografados, que podem ser palavras, números, imagens, vídeos, áudios ou até mesmo códigos, entre uma centena de outras possibilidades. Para isso, o usuário tem de usar diversas ferramentas como programas de áudio e vídeo, manipulador de imagens, tabelas dos mais variados tipos de códigos, etc, além do próprio aplicativo, conhecimentos adquiridos e raciocínio lógico. Ufa!
Por isso que eu bem disse no início, não é pra qualquer um! Eu mesma não me vejo desvendando meia dúzia desses enigmas, minha cabeça é bem mais humanas do que exatas rss. Soube sobre o jogo navegando pelo site Ei Nerd, quando achei, entre outras coisinhas, o artigo "7 Games que Quase Ninguém Zerou", que é bem interessante no geral, mas me deixou intrigada quando li sobre Do Not Believe His Lies. Parecia mesmo super misterioso. Como eu sei que o #morr é cabeça e adora esse tipo de jogo que envolve raciocínio lógico, tratei de informá-lo sobre a existência do DNBHL e ele logo foi procurar pra baixar, porque ele é doido rs. Eu só consegui passar da primeira tela, mas ele já está apresentando bastante progresso (o #morr é super inteligente sz). O custo foi de R$ 3,00 na Play Store para Android.
Conseguindo resolver os primeiros enigmas e dando andamento ao jogo, logo percebemos que não se trata apenas de desvendar códigos. O resultado de cada um desses enigmas forma uma pequena frase, que quando lidas uma atrás da outra acabam por nos revelar uma história. Sim, você descriptografa códigos para ir desvendando o mistério de quais são as tais mentiras e quem afinal é o tal mentiroso. E vou te contar, não é historinha pra criança dormir não...ela é bem tensa, cheia de suspense e om uma pitadinha de terror!
E vou dizer a vocês que isso me deixou bastante intrigada! Eu sou simplesmente uma negação pra esse negócio de códigos, mas estou super animada em ver o sucesso do #morr (que ele tem compartilhado várias vezes ao dia ultimamente) pra poder saber como fica a história! Ela acaba te ajudando ainda mais a resolver as telas, pois você fica ansioso pra saber como continua aquela loucura toda.
Acontece, meus amigos, que não é tão simples assim. Ta tudo muito bom, tudo muito bem, até você se dar conta que não consegue prosseguir e estaca em determinado enigma, tirando dias e noites da sua produtividade e sono necessários. Nisso acabou sendo criado uma comunidade do Reddit (que até hoje eu não sei direito o que é rss) para unir os jogadores em busca de respostas para os enigmas, e assim o jogo poder seguir em frente de forma conjunta. Mas até isso acontecer, e mesmo depois disso, muitos foram ficando pra trás e desistindo da resolução pela questão da dificuldade.
Mesmo com esses esforços ainda existe algo de muito poderoso em DNBHL: dois anos depois, com comunidades no Reddit e no Facebook, discussões em fóruns e centenas de emails, ninguém conseguiu chegar ao final! Digo isso baseado nas estatísticas, comentários e leituras que fiz nos últimos dias a respeito, e nada de encontrar o tão esperado "ganhador". Intrigante, não?
Essa informação, inclusive, é o que ainda consta na página oficial do jogo:
Pra quem achar que é mentira, acabei de dar print no site.
O único problema é saber que a última atualização é de 10 de janeiro de 2016, ainda com o contador zerado e somando mais de 300 mil jogadores. Fazendo minhas buscas, vi que o pessoal do Reddit conseguiu chegar até a solução do enigma 48, mas sem conseguir ir em frente por conta de um fator externo ao jogo, algo que precisaria de um retorno. Já na comunidade do Facebook, vi que de maneira geral o jogo também parou entre o 47 e 48, mas observei o comentário de um garoto que diz ter avançado até o 52, mas sem mais detalhes...então, sei lá.
O fato é que o negócio é complicado e não tá fácil pra ninguém. Apesar de haver uma ferramenta para compra (em moeda real) de "dicas", nem isso fez com que o resultado final fosse revelado...então a coisa é feia mesmo! Foi até criado um vídeo por um grupo de jogadores, falando sobre o jogo e pedindo que mais pessoas se juntassem a eles para ajudar a desvendar o mistério. Vejam:
Navegando mais um pouco, encontrei uma matéria super interessante e bastante esclarecedora, é a melhor que vi sobre DNBHL até o momento. Vi no site Kotaku, está em inglês, mas nada que o amigo google tradutor não possa dar uma forcinha a quem não sabe, né? Se você curtiu o jogo, não deixe de ler.
Achei interessante o momento em que o autor do texto diz ter enviado um email par ao criador do jogo e como resposta foi dito que o grande objetivo de Do Not Believe This Lies é fazer as pessoas trabalharem em conjunto para a resolução. Tem um trecho bem legal:
Matablewski says that he does expect people to beat the game...but not anytime soon. "Not this year though, it's not how it has been designed," he told me. "If they work together, and only then … they will find the answer and complete the whole riddle someday next year."
[Matablewski disse que ele espera que as pessoas finalizem o jogo...mas não tão cedo. "Não este ano, não é como foi projetado," ele me disse. "Se eles trabalharem juntos, e apenas então...eles encontrarão a resposta e completarão o enigma completo algum dia do ano que vem."]
Obs.: Isso foi escrito ano passado, então imagino que 'ano que vem' signifique 2016!
E vocês, geeks...ficaram com vontade de adentrar nesse mundo doido de criptografia? Sei que muitos gostam, então sintam-se desafiados!
Pra dar um gostinho, vamos deixar aqui embaixo a tela inicial e os três primeiros enigmas:
1º - "THE FIRST TIME"
2° - "I SAW HIM THERE"
3° - "I WAS JUST A CHILD"
E assim vai...não vou colocar tudo pra não tirar a expectativa de vocês!
Mas quero saber...
Quem aqui já conhecia Do Not Believe His Lies? Quem não conhecia, gostou e quer tentar?
Deixem os seus comentários pra gente!
Enquanto isso, até a próxima e tchaaaau! ;)
Lembro de ter chegado até o final e zerado... Mas depois fechei o jogo e voltei! Quando voltei, o jogo tava no inìcio e disse que tinha 0 ganhadores como sempre -.-'
ResponderExcluirNossa que bacana você ter conseguido... Tentei inúmeras vezes e travei em algumas fazes.
ExcluirPena que você perdeu o save.
consegui Zerei o Jogo
ResponderExcluirso tell me, did you notice all the phrases, how does it end, tell.então me diga,vc a notou todas as frases,como ele acaba,diga
Excluir